segunda-feira, 26 de outubro de 2015

RESILIÊNCIA - BY; MARCELO RAMASINE

Amores,vamos  começar falando esta  semana de  resiliência, a  capacidade  de  se  recuperar em  meio  as crises,sejam  elas  quais  forem.
Excelente  semana  amores!!!
Boa  elitura!!!!
Falemos sobre a Resiliência, termo estranho, saberão ao final deste artigo que em tempos de crise, o profissional “resiliente” é, e será cada vez mais valorizado no mundo corporativo.
 Dito isto sigamos, resiliência antes de mais nada é um conceito da física, utilizado primeiramente pela engenharia que se refere a capacidade de um material sofrer tensão e recuperar seu estado normal, quando suspenso o “estado de risco”.
No campo das relações humanas, pode ser compreendido como um processo que excede a simples superação de experiências, já que permite ao indivíduo humano sair fortalecido por elas, superar, o que necessariamente promoveria a saúde mental.
 O termo Resiliência, apesar de guardar uma discussão gigantesca a respeito de sua definição, vem sendo consensualmente utilizado como a capacidade humana para enfrentar, vencer e ser fortalecido ou transformado por experiências de adversidade, trocando em miúdos “corporativos” é a capacidade que o profissional tem de se recuperar quando enfrenta grande pressão, seja pessoal ou profissional.
Tem sido utilizado em psicologia como a capacidade humana de enfrentar adversidades sucessivas ou acumuladas, com o mínimo de disfuncionalidade para o desenvolvimento, agindo com equilíbrio no pensar e no agir.
 Em tempos de crise e recomeço, para muitos que enfrentam inundações, terremotos, listas de demissão, depressão, etc.
Estes dias assistindo a uma reportagem sobre a catástrofe ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro, minha cidade natal, uma repórter entrevista um homem sobrevivente que perdeu 17 membros de sua família, isso mesmo eu disse, 17 (DEZESSETE) pessoas que amava e faz a mesma pergunta previsível de qualquer repórter de “tragédias”, e lança sem piedade:
– O que o senhor vai fazer agora? Perdeu todos os seus bens e grande parte da família, o que espera do futuro? Nesse exato momento este senhor levanta a cabeça, encara a repórter e responde, ainda balbuciando em lágrimas,
– “Minha filha vou recomeçar, mas antes preciso me RECONSTRUIR, recriar minhas raízes, pois todas foram levadas pelas águas”.
Meus amigos leitores, não há melhor definição para RESILIÊNCIA do que essa, a capacidade de adaptação ou de recuperação.
Uma atitude resiliente significa ter uma conduta positiva apesar das adversidades, ou seja, soma-se à resiliência a capacidade de construção positiva, superação, re-significação dos problemas, da abordagem face aos problemas diários e da flexibilidade cognitiva.
Este constructo apesar de atual, nas ciências humanas não é apenas um fenômeno individual, pode ser grupal, institucional, comunitária e por que não empresarial e mercadológica.
A resiliência é ativada, sim é ativada e pode ser desenvolvida, pois é uma característica INERENTE a qualquer ser humano, e desencadeia um processo positivo de construção, através da vivência das pessoas, instituições ou empresas.
Fatores como: alcançar resultados positivos em situações de alto risco, manter a competência sob ameaças (O assédio Moral) e no caso de empresas, a ataques de concorrentes ou enfrentar situações inesperadas revertendo-as a seu favor, são como se recuperar de traumas.
Olhando por toda esta ótica, o indivíduo não apenas carece e adoece , mas é capaz de procurar seus próprios recursos e sair fortalecido das adversidades, usar os obstáculos em seu próprio favor e benefício.
Procurem lembrar nestes momentos “Under Pressure” o ditado que diz “Mar calmo não forma bom marinheiro”.
A resiliência ou resilência, como preferirem,  não pode ser confundida com invulnerabilidade, ninguém é super-homem, todos caímos, todos erramos, todos nos abatemos, mas TODOS tem a capacidade de LEVANTAR, de RECOMEÇAR. Vou me permitir parodiar Kathleen Norris quando disse;
 “A vida é mais simples do que a gente pensa, basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável.
Viva, recomece, você é único, não faz o que lhe dá prazer?
MUDE! A empresa não lhe dá o valor necessário?
MUDE! É preciso coragem e muita Resiliência, diariamente, do despertar ao adormecer, e SE ao final de tudo, sua canoa virar, nade e procure a margem mais próxima, recomponha-se e continue sua jornada, porque a solução, mais uma vez está dentro de nós!!

Marcelo Ramasine



Amores, vamos  imaginar  um cor  rosa  envolvendo  nosso  planeta, numa  corrente  de amor faremos  uma oração  pedindo proteção para  nós, nossa  família e nosso  planeta  tão  sofrido e  castigado com guerras, fome e a pior das  pestes;

a  intolerância  e  o  preconceito

Que  Deus nos abençoe, Nossa  Senhora  Aparecida  nos  cubra  com seu  manto   e  São  Miguel  Arcanjo
nos  proteja  sempre!!!!!!!!!!!!!

Amen!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário