Amores,
dia 20 de setembro, foi o ano novo judaíco, cheio de
tradições e prações.
Vamos
conhecer um pouco mais sobre este povo respeitoso e
trabaçhador.
Feliz
ano novo cutes amados!!!!!
Excelente
wknd amores!!!!
Boa
leitura!!!!!
Rosh
Hashaná
(em hebraíco
ראש
השנה ,
literalmente "cabeça do ano") é o nome dado ao ano-novo
judaíco.
Rosh
Hashaná
ocorre no primeiro dia do mês de Tisherei
primeiro mês do ano no calendário
judaíco
rabínico, sétimo mês no calendário bíblico e nono mês no
calendário
gregoriano.
A
Torá refere-se
a este dia como o Dia da Aclamação (Yom
Teruá Levítico 23:24).
Já
a literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão
e Eva foram criados e neste mesmo dia
incorreram em erro ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal.
Também
teria sido neste dia que Caim
teria matado seu irmão Abel.
O
início de um período de instrospecção e meditação de dez dias (
Yamim Noraim) que
acaba no primeiro dia de Yom Kipur,
um período no qual se crê que o Criador julga os homens,
escrevendo-os no livro da vida ou não.
vidades
judaicas têm origem normalmente naTorá
(a instrução escrita na Bíblia), Torá oral (a instrução
oralmente transmitida entre as gerações desde o recebimento da Torá
até a época dos Tanaim
culminando com a escrita da Mishná e
do Talmud).
SHANA
TOVA
Este
nome é atribuído pela tradição rabínica ao dia da concepção do
mundo. Portanto neste dia começa o novo ano judaico.
A
primeira citação escrita deste nome está na Mishná
no tratado de Rosh
Hashaná.
Lá
cita-se que existem quatro começos de ano diferentes, o
primeiro dia do mês de nissan
marca o começo da contagem dos anos de reinado dos reis de Israel na
Bíblia e o começo do ciclo das
festividades judaicas de acordo com a Torá,
o primeiro dia do mês de elul
corresponde ao início do ano para
assuntos ligados ao dízimo animal
(quando era necessário dar aos sacerdotes 1/10 dos animais nascidos
neste ano até aquela data).
O
primeiro dia do mês de Tisherei
é o começo do ano para a contagem dos anos a partir da criação
do mundo (de acordo com a tradição
judaica), do ciclo de sete anos e do ciclo de 50 anos - segundo leis
específicas da Torá.
E
o último dos começos de ano é o dia 15 do mês de shevat
- o ano novo das árvores, quando se conta a idade das árvores e que
se refere a leis da Torá sobre a proibição do consumo dos frutos
de uma árvore até completados quatro anos desde a sua plantação
na terra de Israel.
Yom
Teruá (dia do toque do shofar)
Segundo
a Torá, é o dia do toque de um instrumento conhecido como shofar,
que possui um toque que é relacionado ao chorar de uma pessoa.
Geralmente
o shofar
é feito de chifre de carneiro, mas pode ser usado o chifre de
qualquer animal kosher,
exceto a vaca e o boi. A primeira citação deste nome está na Torá
no livro de Bamidbar.
O
toque do shofar é um preceito da Torá de alta importância neste
dia e é interpretado pelos sábios do Talmud
como um sinal sonoro para incentivar o sentimento de arrependimento
por atos errados que os membros da congregação possam ter cometido.
Nomes
desta festividade
Os
nomes relativos às festividades
Yom
Hadin (dia do juízo)
De
acordo com a tradição judaica Rosh
Hashaná é o dia em que D´us
julga todas as almas em relação ao próximo ano. O ano novo judaico
é tomado como um dia de introspecção e reflexão sobre os atos
passados no ano anterior, e de pedidos e rezas para o ano vindouro,
ou seja, um dia de julgamento pessoal que cada um deve fazer de si
mesmo.
Yom
Hazikaron (dia da memória)
De
acordo com a tradição judaica, neste dia são invocadas as
recordações de nossos atos perante D'us para que Ele faça o nosso
julgamento. E por isso uma parte da reza de mussaf
de Rosh Hashaná
(chamado zichronot:
"lembrança") é dedicada à recordação de fatos bíblicos
que têm como objetivo evocar a piedade divina durante o julgamento.
Este
dia também é chamado na Torá de Yom Teruah (dia do som das
trombetas) ou Zichron Teruá (dia da lembrança no nome de D'us)
Tradições
e costumes
A
comemoração é efetuada durante os dois primeiros dias de tishrei,
conforme o costume pós-exílico, para se garantir a comemoração no
dia correto nas comunidades da Diáspora.
Começa
no pôr do sol do dia anterior e segue até o anoitecer do dia
posterior.
Orações
Selichot
(desculpas)
Há
o costume de recitar poemas e orações ligadas ao pedido de perdão
antes do amanhecer durante o mês de elul,
segundo os judeus sefaradim
ou, segundo os judeus asquenazim,
a partir da semana que antecede Rosh
Hashaná. Ademais, nos dez dias a
partir de Rosh Hashaná (os chamados Yamim
Noraim), as orações (selichot)
e poemas religiosos (piyuttim)
são intensificados juntamente com as orações normais.
Hatarat
Nedarim (anulação das promessas)
É
um costume muito forte, na véspera de Rosh Hashaná, de fazer-se uma
confissão de promessas não cumpridas (normalmente usando-se um
texto genérico que engloba vários tipos de promessas que podem ter
sido feitas e não cumpridas durante o ano passado), diante de três
pessoas para que elas anulem em nome da comunidade estas promessas e
permitam às pessoas entrarem no novo ano sem uma dívida perante
D'us ou as pessoas. Quem não fez esta cerimônia na véspera de Rosh
Hashaná, poderá fazer durante os 10 dias até Yom
Kipur, dia do perdão, ou mesmo depois
durante o ano.
Kitel
Kitel
é uma roupa feita de um tecido branco simples, sem bolsos, que, em
algumas congregações, costuma-se vestir durante as rezas na
sinagoga ou em outras congregações. Somente o Chazan
(que conduz a reza) a veste.
Shofar
O
shofar é um chifre de animal (geralmente carneiro) trabalhado
de forma que seja possível emitir som ao soprá-lo.
Escutar
o toque do shofar
é o mandamento mais especial deste dia. Na manhã dos dois dias de
Rosh Hashaná,
durante a reza de mussaf,
um representante da congregação executa 100 toques, que devem ser
ouvidos por todos os judeus nas sinagogas
ou fora delas. Esses toques são classificados em três tipos, sendo
alternados em grupos diferentes e divididos em quatro diferentes
partes da reza de mussaf.
Os
três tipos de toques são:
Tekiá
- é um toque uníssono prolongado de aproximadamente cinco
segundos.
Shevarim
- são três toques consecutivos de aproximadamente um segundo cada,
com intervalos muito curtos, sendo todos os três toques feitos numa
mesma respiração.
Teruá
- é uma sequência de toques muito curtos (entre nove e 15 toques)
executados dentro de uma só respiração.
As
sequências sempre começam com tekiá,
têm no meio o shevarim
ou o teruá
ou a sequência de shevarim-teruá,
terminando com outra tekiá.
Essas sequências são agrupadas de três em três, e tocadas antes
da reza de mussaf,
durante a reza pessoal em silêncio, na repetição feita pelo
chazann
(que conduz a reza) em voz alta e cantada, e também no término da
reza de mussaf.
Dentro da reza pessoal em silêncio e na repetição do chazan,
o toque do shofar
é efetuado na conclusão de cada uma das três partes da reza. Ao
final de cada um dos quatro grupos de toque, costuma-se prolongar
além do comum a última tekiá,
chamada tekiá
guedolá.
A
oração de mussaf
A
palavra mussaf quer dizer "acréscimo" e se refere ao
sacrifício adicional que era feito noTemplo
de Jerusalem na época bíblica, em dias
especiais.
A
oração de mussaf
é acrescentada ao grupo de três rezas judaicas diárias (shacharit
pela manhã;minshá
à tarde; arvit
à noite). Ela é feita somente em dias especiais do calendário
judaícoo:
aos sábados; no início dos meses judaicos;; nas festividades que
têm origem na Torá.
Normalmente
a oração de mussaf é composta pelas três primeiras bençãos
(que são comuns a todas as rezas), pelas três últimas bençãos
(que também são comuns a todas as rezas) e, no meio, por uma bênção
que contém a descrição dos sacrifícios que eram feitos em
Jerusalém na época bíblica, além da santificação específica do
dia santo a que se refere.
Somente
em Rosh hashaná são acrescentadas três bençãos no meio,
em vez de uma só. Estas três bênção são:
Malchuiot
(reinado/coroação) - nesta parte se especifica o sacrifício
diário, e se declara D'us como o Rei do Universo.
Zichronot
(lembranças) - nesta parte se traz a tona as recordaçõs bíblicas
positivas ao povo judeu, de forma que, por mérito destas, o
julgamento seja favorável a cada pessoa e a todo o povo.
Shofarot
(toque do shofar) - nesta parte citam-se passagens bíblicas
referentes ao toque de shofar como fonte de arrependimento e
como indicador da redenção do povo judeu, e também se santifica o
dia de Rosh Hashaná com a palavra.
Ao
final de cada uma destas partes, costuma-se tocar o shofar,
como foi citado acima.
Comidas especiais
No
jantar da véspera de Rosh
Hashaná,
costuma-se trazer à mesa comidas típicas como sinal para um ano
novo bom e doce. Segundo a mística judaica da cabala,
esses símbolos têm o poder de mudar o destino, mas, de acordo com
linhas mais racionalistas, eles são símbolos que fazem nosso ponto
de vista mudar com relação a fatos passados e futuros - a
perspectiva que temos de um fato pode mudar o significado do que ele
é para nós.
-
Chalá Redonda (o pão redondo)
-
Maçã com mel
-
Romã
-
Tâmara
-
Peixe
-
Cabeça de carneiro (ou de peixe)
Outros
símbolos: Cada comunidade tem seus costumes com relação aos
símbolos comidos nesta noite.
Saudações
tradicionais
Shana
Tová é a saudação tradicional do
Rosh Hashanah
e significa "Bom ano" (em hebraíco:
שנה
טובה).
Alternativamente, usa-se Shana Tovah
Umetukah, que significa "Um ano
bom e doce" (em hebraico: שנה
טובה ומתוקה)
e Ketiva ve-chatima tovah
("Que você seja inscrito e selado para um bom ano." (em
hebraico: כתיבה
וחתימה טובה)
Rosh
Hashaná é também considerado o "dia
do juízo" - quando Deus inscreve, em três livros, o destino
dos justos, dos não tão justos e dos absolutamente ímpios,
respectivamente. Os justos são imediatamente selados no livro da
vida; aos não tão justos, são dados 10 dias para reparar e
refletir sobre suas transgressões (até Yom
Kipur); os ímpios, segundo o Talmud,
"são riscados do livro da vida para sempre." Por essa
razão, na primeira noite de Rosh Hashanah, após as preces
vespertinas, é costume, entre os asquenazim
e os hassindim, desejar L'shana
tovah tikoteiv v'tichoteim (le'alter lechaim tovim u'leshalom),
o que significa: "Que você seja (imediatamente) inscrito e
selado (no livro da vida) para ter um bom ano (e uma vida boa e
pacífica)"
Em
muitos lugares, costuma-se dizer simplesmente a
gut yoar ("um bom ano", em
iídiche).
Já
entre os sefardim
a saudação formal é Tizku leshanim
rabbot ("que você mereça muitos
anos"), à qual se responde ne'imot
ve-tovot ("bons e agradáveis").
Winkipedia
Amores, vamos imaginar um cor rosa envolvendo nosso planeta, numa corrente de amor faremos uma oração pedindo proteção para nós, nossa família e nosso planeta tão sofrido e castigado com guerras, fome e a pior das pestes;
a intolerância e o preconceito
Que Deus nos abençoe, Nossa Senhora Aparecida nos cubra com seu manto e São Miguel Arcanjo
nos proteja sempre!!!!!!!!!!!!!
Amen!!!!
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