Amores, amanhã será o dia de Corpus Christi, vamos conhecer a origem desta data e o motivo de sua celebração.
Excelente feriado amores!!!!
Boa leitura!!!!!
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII, a Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado.
A Festa de Corpus Christifoi instituída pelo Papa Urbano IV com a bulaTransiturus de hoc mundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O papa Urbano IV, na época o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica, recebeu o segredo das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Por solicitação do papa Urbano IV, que, na época, governava a Igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca.
Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico, a 11 de agosto de 1264, o papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus de hoc mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
Para um maior esplendor da solenidade, desejava Urbano IV um Ofício para ser cantado durante a celebração, o Ofício escolhido foi composto por São Tomás de Aquino, cujo título era Lauda Sion (Louva Sião).
Este cântico permanece até a atualidade nas celebrações de Corpus Christi.
A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o papa morreu em seguida, mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia, na Alemanha, onde Corpus Christié celebrada desde antes de 1270.
A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália, em Roma, é encontrada desde 1350.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse:
"Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim".
Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.
Os tapetes que enfeitam as ruas ;
Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores.
Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia, no Brasil essa tradição está sendo ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até Colégios (um exemplo é o Colégio Virgo Potens, em Guarulhos-SP, que desde 2009 realiza a confecção junto a materiais diversos e também foco na Sustentabilidade).
Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.
Amores, vamos imaginar um cor rosa envolvendo nosso planeta, numa corrente de amor faremos uma oração pedindo proteção para nós, nossa família e nosso planeta tão sofrido e castigado com guerras, fome e a pior das pestes;
a intolerância e o preconceito
Que Deus nos abençoe, Nossa Senhora Aparecida nos cubra com seu manto e São Miguel Arcanjo
nos proteja sempre!!!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário