Sou filha temporona, ou
seja, quando nasci minha
mãe tinha 39
anos e era muito
musical, minha mãe sempre
falva de varias
cantoras entre elas Carmem
Miranda e o Chica
Chica Boom,alem e
ançar pela casa e
jurar que tinha
aqueles aornos na
cabeça, eu adorava!!!!
Cresci assistindo filmes
a Vera Cruz, Mazzaroppi entre
eles musicais e
Carmem Miranda, a pequana
notável, que hoje
faz 60 anos de sua
morte.
Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu em 9 de
fevereiro de 1909 — Los Angeles, 5 de agosto de1955), mais conhecida como Carmen Miranda, foi uma cantora eatriz luso-brasileira.
Sua carreira artística
transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950.
Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão.
Foi considerada pela
revista Rolling Stone como a 15ª maior voz da música
brasileira. Um ícone e símbolo internacional do país no exterior.
O primeiro grande
sucesso veio com Ta-hí, de Joubert de Carvalholançada em 1930 e que foi
recorde de vendas, ultrapassando a marca de 36 mil cópias, a música alcançou
uma popularidade tão grande que, em menos de seis meses, Carmen Miranda já era
a cantora mais famosa do Brasil.
No ano seguinte, ela
fez sua primeira turnê internacional, já como uma artista renomada, quando foi
para a Argentina com os cantores Francisco
Alves, Mário Reis e com o bandolinista Luperce
Miranda,ela retornou à Argentina mais oito vezes, entre os anos de
1933 e 1938.
Carmen se tornou a
primeira artista de rádio a assinar contrato com uma emissora, quando na época
todos recebiam somente cachês.
Em 1939, na comédia
musical Banana da Terra, Carmen Miranda
apareceu pela primeira vez caracterizada de baiana, personagem que a lançou
internacionalmente.
O filme apresentava
clássicos como O que é que a baiana tem, que lançou Dorival
Caymmi no cinema.
Quando estava em temporada no Cassino da Urca, foi
contratada pelo o magnata do show business Lee Shubert,
para ser uma das atrações do seu espetáculo The Streets of Paris, que estrearia na Broadway.
Este foi o episódio
que transformou a vida de quem mais tarde viria a ser conhecida como "The Brazilian Bombshell".
Em 1940, Carmen fez sua
estreia no cinema dos Estados Unidos no filme Serenata Tropical, com Don Ameche e Betty Grable,
suas roupas exóticas e sotaque latino tornou-se sua marca registrada.
No mesmo ano, foi
eleita a terceira personalidade mais popular nos Estados
Unidos, e foi convidada para se apresentar junto com seu grupo, o Bando da Lua,
para o presidente Franklin Roosevelt na Casa Branca.
Carmen Miranda é
conhecida pelos penduricalhos ao pescoço e às frutas tropicais que lhe
ornamentavam a cabeça.
Em junho de 1946, o Tesouro americano divulgou suas arrecadações do ano
fiscal de 1945, referentes aos ganhos dos contribuintes em 1944.
Com os $201.458
dólares que lhe tinham sido pagos pela Fox “em salários, bônus e outras
compensações”, Carmen Miranda era a mulher mais bem paga dos Estados
Unidos - talvez no
mundo - aquele ano.
Sua fortuna foi
estimada como algo equivalente a cerca de $2 milhões de dólares pelo Los Angeles
Times.
Fez um total de
catorze filmes em Hollywood entre 1940 e 1953, nove deles somente
na 20th Century
Fox.
Embora aclamada como
uma artista talentosa, sua popularidade diminuiu até o final da Segunda Guerra Mundial.
O seu talento como
cantora e performer, porém, muitas vezes foi ofuscado pelo caráter exótico de
suas apresentações.
Carmen tentou
reconstruir sua identidade e fugir do enquadramento que seus produtores e a
indústria tentavam lhe impor, mas sem conseguir grandes avanços.
De fato, por todos os
estereótipos que enfrentou ao longo de sua carreira, suas performances fizeram
grandes avanços na popularização da música brasileira, ao mesmo tempo, abrindo o
caminho para o aumento da consciência de toda a cultura Latina.
Carmen Miranda foi a
primeira artista latino-americana a ser convidada a imprimir suas mãos e pés no
pátio do Grauman's Chinese Theatre, em 1941. Ela
também se tornou a primeira sul-americana a ser homenageada com uma estrela na Calçada da Fama.
Carmen é considerada a
precursora do Tropicalismo no Brasil, movimento cultural da década de 1960.
Em 20 anos de carreira
deixou sua voz registrada em 279 gravações somente no Brasil e mais 34 nos EUA,
num total de 313 gravações.
Um museu foi
construído mais tarde no Rio de Janeiro, em sua homenagem.
Em 1995, ela foi tema
do aclamado documentário Carmen
Miranda: Bananas is my Business, dirigido por Helena
Solberg, uma
interseção no cruzamento da Hollywood Boulevard e Orange Drive em frente ao Teatro Chinês em Hollywood foi oficialmente nomeada Carmen
Miranda Square, em setembro de 1998.
Em 1928, o deputado baiano
Aníbal Duarte, que almoçava na pensão dirigida por Maria Emília Miranda,
apresentou Carmen a Josué de Barros. Josué trabalhava na Rádio Sociedade
Professor Roquete Pinto e levou Carmen para atuar na emissora.
Ele
queria ouvir sua voz em disco, então a apresentou ao diretor da Brunswick e
em 1929, ela gravou sua primeira música - o samba Não vá simbora,
com autoria de Josué. Carmen foi então apresentada ao diretor da gravadora RCA Victor, onde ela iniciou sua carreira
gravando Dona Balbina e Triste Jandaia. Meses
depois foram lançadas as musicasBarucuntum e Iaiá Ioiô.
A exótica
baiana agradou aos norte-americanos, mas despertou polêmica entre os
brasileiros, com suas vestes estilizada e o arranjo de frutas tropicais que
carregava sobre a cabeça – marcas definitivas de sua imagem – Carmen Miranda,
acabou por expor ao mundo uma visão caricata e estereotipada do Brasil.
No auge da “política da boa vizinhança” entre
osnEstados
Unidos e a América do
Sul, sua imagem latina era explorada pelos estúdios à exaustão.
Tal
exposição internacional fez despertar na intelectualidade brasileira um certo
sentimento de desprezo por sua figura.
Em
uma apresentação no Cassino da Urca em junho de 1940, depois de sua volta
dos Estados Unidos, com a presença de políticos importantes do Estado Novo, foi apupada pelos que a
consideravam "americanizada".
Entre os
seus críticos havia muitos que eram simpatizantes de correntes políticas
contrárias a norte-americana.
Dois
meses depois, Carmen voltaria ao mesmo palco e seria fartamente aplaudida por
uma platéia mais afeita ao seu repertório, então já atualizado com respostas
como "Disseram que Voltei Americanizada",
especialmente composta por Vicente Paiva e
Luiz Peixoto, no mesmo mês gravou seus últimos discos no Brasil.
Eles
não podiam perceber que ela, a seu modo, resistia à americanização já anunciada
em 1940, talvez o antiamericanismo de Carmen não estivesse em nenhuma grande
manifestação pública de nacionalismo. Talvez a resistência sutil fosse a forma
encontrada para suportar a máquina americana do show business.
|
"Não é certo nem verdadeiro, que eu tenha
afirmado nos Estados Unidos a minha nacionalidade, sou brasileira, porque
aqui me encontro desde a idade de um ano; e nesta terra me eduquei e fiz
minha carreira artística. É ao povo brasileiro — aos meus patrícios — que
devo todo este incentivo, todo este aplauso, todas estas homenagens. E não
ha, sequer, uma entrevista minha, em qualquer órgão de imprensa, em que não
tivesse sempre reafirmado, categoricamente, este meu amor, este meu carinho,
esta minha admiração pelo Brasil
|
Nos Estados
Unidos, a carreira de Carmen Miranda e sua imagem ganharam novas
conotações. Carmen foi inicialmente contratada para trabalhar na Broadway fazendo performances musicais em
grandes teatros e casas de entretenimento, já em 1940 começa a atuar também no
cinema. Sempre acompanhada nos palcos e nos filmes do Bando da Lua.
Com os filmes hollywoodianos Carmen Miranda sedimentou sua popularidade no país
e se tornou uma estrela internacional.
Em 29 de maio de 1939, estreou em Boston a revista musical The Streets of Paris com a dupla de comediantes Abbott & Costello (de quem logo roubaria a cena), e em seguida na Broadway,
com êxito estrondoso de público e crítica.
As suas participações
teatrais tornaram-se cada vez mais famosas. Em 5 de março de 1940, fez uma performance perante
o presidente Franklin D. Roosevelt durante um banquete na Casa Branca.
Neste mesmo ano ela fez sua primeira aparição
no cinema norte-americano; foi em Serenata Tropical, da 20th
Century-Fox, o filme estreou em outubro e tronou-se o musical nº 1
do estúdio naquele ano.
Em 1945, Carmen
Miranda era a mulher mais bem paga dos Estados
Unidos, segundo o Departamento do Tesouro Americano ganhando mais de $200,000 dólares no
ano ($2,2 milhões de dólares em
2010 ajustados pela inflação).
O sucesso e a fama que
a sua imagem trouxe acabou criando um inconveniente para si própria: ela
percebeu que estaria aprisionada a imagem da The
Brazilian Bombshell para
sempre.
O seu talento como
cantora e performer, foi muitas vezes foi ofuscado pelo caráter exótico de suas
apresentações. Como contratada da 20th Century
Fox, ela era obrigada a forçar um sotaque latino caricato, mesmo
falando inglês perfeitamente. Seu inglês foi considerado como um demonstrativo
de sua ignorância, o que foi imortalizado pela expressão "Bananas is my business".
Destemida, Carmen
comprou seu contrato com a Fox por 75 mil dólares em 1946, ela estava disposta
a romper com o estereótipo da "Bomba
Brasileira" afim de
mudar sua imagem e assumir papéis diferentes no cinema. Seu filme seguinte já
como uma freelancer foiCopacabana com Groucho Marxe lançado pela United
Artists em 1947.
Fez ao todo 14 filmes
em Hollywood e apresentações nos mais importantes
programas de rádio, televisão, casas noturnas, cassinos e teatros
norte-americanos.
A "Política de Boa Vizinhança",
implementada pelos Estados Unidos para buscar aliados na Segunda Guerra Mundial, incentivou a
imigração de artistas latino-americanos.
Apesar de Carmen ter obtido o sucesso no país
muito antes da implantação desta política (o personagem Zé Carioca de Walt Disney esta muito mais associado a isto), ela
acabou se tornando o modelo mais bem sucedido do projeto.
. No fim dos anos 40,
ela excursionou por toda a Europa,
fez longa temporada no Teatro London
Palladium em Londres,
batendo recordes de público, e até chegou a receber simbolicamente as chaves da
cidade de Estocolmo,
capital da Suécia.
Ela se consagrou em
1941, ao ser a primeira e única luso-brasileira até hoje, a gravar as mãos e
plataformas no cimento da calçada da fama do Teatro Chinês em Los Angeles.
Em 8 de
fevereiro de 1960 ganhou uma estrela póstuma naCalçada da Fama da Hollywood Boulevard.
Carmen era a principal
atração do Copacabana Night Club, famosa boate
nova-iorquina, fundada em 1940 e que existe até hoje em Manhattan.
O cartaz do "The
Copa" é desde aquela época uma gravura estilizada de Carmen, em homenagem
a cantora.
Carmem Miranda
e Dependência de barbitúricos
Desde o
início de sua carreira americana, Carmen fez uso de barbitúricos para
poder dar conta de uma agenda extenuante.
Adquiria
as drogas com receitas médicas pois, na época, elas eram receitadas pelos
médicos sem muitas preocupações com efeitos colaterais.
Nos
Estados Unidos, tornou-se dependente de vários outros remédios, tanto
estimulantes quanto calmantes. Por conta do uso cada vez mais frequente, Carmen
desenvolveu uma série de sintomas característicos do uso de drogas, mas não
percebia os efeitos devastadores, que foram erroneamente diagnosticados como
estafa (cansaço) por médicos americanos.
Em 3 de dezembro de 1954, Carmen retornou ao
Brasil após uma ausência de 14 anos viajando e fazendo shows pelo mundo, além
de estar morando nos EUA. Ela continuava casada e sofrendo com o marido, cada
vez mais alcoólatra e violento.
Seu
médico brasileiro constatou a dependência química e tentou desintoxicá-la.
Ficou quatro meses internada em tratamento numa suíte do hotel Copacabana
Palace. Carmen melhorou, embora não tenha abandonado completamente
remédios. Os exames realizados no Brasil não constataram alterações de
frequência cardíaca.
Ligeiramente
recuperada, retornou para os Estados
Unidos em 4 de abril
de 1955.
Imediatamente começou com as apresentações.
Fez uma
turnê por Cuba e Las Vegas entre
os meses de maio e agosto e voltou a usar barbitúricos, além de fumar e beber
mais do que antes.
No início
de agosto de 1955, Carmen gravou uma participação especial no programa
televisivo do comediante Jimmy Durante.
Durante um número de dança, sofreu um ligeiro
desmaio, desequilibrou-se e foi amparada por Durante.
Recuperou-se
e terminou o número. Aloísio de Oliveira, em seu livro
autobiográfico intitulado "De Banda Pra Lua" (Editora Record, 1983),
relatou o contexto em que Carmen Miranda, acompanhada pelo Bando da Lua,
realizou essa histórica performance:
(...)
Voltamos Carmen Miranda e o Bando da Lua] a Los Angeles
para os ensaios do programa de Jimmy Durante na televisão e que duraram uma
semana. O chorinho Delicado,
de Waldir Azevedo, fazia grande sucesso na época.
Fiz uma letra para que a Carmen apresentasse no programa. (...) Enquanto
cantava e dançava o número, houve mais um momento de preocupação quando ela
caiu no chão como a implosão de um edifício. Foram alguns segundos de hesitação
e pânico, mas ela retomou sua posição, terminou o número e continuou o programa
até o fim. Indagamos mais um vez sobre a razão da queda e ela continuou dizendo
que simplesmente havia perdido o equilíbrio.
Na mesma
noite, recebeu amigos em sua residência em Beverly Hills,
à Bedford Drive, 616. Por volta das duas da manhã, após beber e cantar algumas
canções para os amigos presentes,
Carmen
subiu para seu quarto para dormir. Acendeu um cigarro, vestiu um robe, retirou
a maquiagem e caminhou em direção à cama com um pequeno espelho à mão.
Um colapso cardíaco fulminante a derrubou
morta sobre o chão no dia 5 de agosto.
Seu corpo
foi encontrado pela mãe no dia seguinte, às 10h30 da manhã. Tinha 46 anos.
E assim
acabou o Chica
Chica Boom, mas nasceu
uma diva, estrela única brasileira referencia no mundo
há 60 anos, depois de partir.
Obrigada Carmem
Miranda!!!!!
Amores, vamos imaginar
um cor rosa envolvendo
nosso planeta, numa corrente
de amor faremos uma oração pedindo proteção para nós, nossa
família e nosso planeta tão
sofrido e castigado com guerras,
fome e a pior das pestes;
a intolerância
e o preconceito
Que Deus nos abençoe, Nossa Senhora
Aparecida nos cubra
com seu manto e
São Miguel Arcanjo
nos proteja
sempre!!!!!!!!!!!!!
Amen!!!!
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